download (3)O texto abaixo foi publicado no dia 18 de maio de 2014, no Jornal A Cidade, pela colunista e escritora Ely Vieitez Lisboa.

Trata-se de uma apreciação sobre o meu o livro “O divã no dia a dia”.

Apreciem!

Conheci Dra. Ana Laura Martinez em uma entrevista que fizemos na Televisão, ela, Dr. Nelson Jacinto e eu, no Programa Diálogo, de Edmo Bernardes, no Canal 20.

Miúda, risonha, parecendo quase uma adolescente, Ana Laura surpreendeu pela desenvoltura nas respostas e no vasto currículo. Ela é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado. Possui vasta experiência como docentes em cursos de graduação e pós-graduação, sendo responsável por disciplinas ligadas à Psicanálise.

“O divã no dia a dia” é seu primeiro livro. A Editora IELD, de Ribeirão Preto, foi atraída pelo conteúdo brilhante do Blog de Ana Laura e lhe propôs publicar um livro com as ideias de suas postagens.

Introdução do Livro

Na Introdução, Lenice Frazatto* diz que a proposta do livro é “oferecer instrumento e material para refletirmos sobre a nossa condição humana, alertando as pessoas para o fato de que temos uma mente que precisa, tal como o corpo, de cuidados constantes, para não ficar desnutrida”.

O livro foi escrito pretensamente para leigos, mas traz lições preciosas da Autora. Os assuntos são variadíssimos, sobre a coisificação do homem, obcecado pelo TER, fala sobre a veleidade do consumismo e educação na contemporaneidade, trabalho, amizade, amor e sexualidade, sobre a criança e a família.

Sobre os capítulos

Os capítulos curtos iniciam com uma pergunta, seguida da resposta. O que atrai muito o leitor, além da variedade dos temas, são as respostas corajosas de Ana Laura Martinez, psicanalista em ribeirão preto, despreocupada com os posicionamentos comuns, os valores clássicos e os conceitos filosóficos ou religiosos.

Exemplos dessa assertiva são os comentários sobre o suicídio e a eutanásia, nos capítulos sobre envelhecimento e morte.

O que é muito enfatizado no livro é que a mente e o corpo são indissociáveis. O desenvolvimento da primeira depende do segundo e vice-versa. Impressiona o número de obras específicas citadas, os escritores famosos, com teses pertinentes aos temas abordados, fábulas, filmes, letras de músicas, livros de psicólogos e psiquiatras, filósofos, economistas, médicos, antropólogos. As alusões literárias são também de extremo bom gosto.

Citações de outras obras clássicas

Sob  crivo da Autora, há citações de obras clássicas, como a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, ou a tragédia Medéia, de Eurípedes. Cita autores modernos como Rubem Alves, Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado.

Em um final de capítulo, deparamos com uma verdadeira pérola de Clarice Lispector, do texto Anunciação: “Cada ser humano recebe a anunciação e, grávido de alma, leva a mão à garganta em susto e angústia”. Clarice afirma que há uma missão a cumprir. “A missão não é leve: cada homem é responsável pelo mundo inteiro”.

Argumentação Teórica da psicanálise

Sem dúvida, muitos argumentos do livro vêm alicerçados nas teorias de Melanie Klein e Sigmund Freud, grandes mestres da alma humana. Nota-se uma característica muito forte na Autora. É sua visão realista, quase científica, sem concessões líricas e/ou poéticas da vida, dos seres humanos, do seu crescimento e amadurecimento. Todo crescimento, nas várias acepções da palavra, requer coragem, luta e persistência. Crescer dói.

Quando acabamos de ler o livro….

Quando se acaba de ler o livro “O divã no dia a dia”, saímos enriquecidos, como se tivéssemos feito anos de análise. É, portanto, um livro precioso, que atrairá leigos, profissionais de todas as áreas e o grande público.

Ana Laura Martinez fará o relançamento dessa magnífica obra durante a 14a. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, no Stand dos Autores, dia 23 de maio, às 14 horas.

 * Correção: Esta citação pertence à própria autora do livro, ALM, em sua introdução à obra O divã no dia a dia, e não a Lenice Frazatto, conforme consta no jornal impresso.

Interessado(a) em comprar Livro?

Basta clicar no link abaixo, efetivar a sua compra para recebê-lo via correio na sua residência.

Mais informações? Assista aos vídeos!

Assista aos vídeos do lançamento do livro “O divã no dia dia” .  Foram gravados no lançamento acontecido na livraria cultura do Shopping Iguatemi em ribeirão preto.