Quanto tempo dura uma psicanálise?

images (3)

Não é possível precisar quanto tempo dura uma psicanálise. Só podemos precisar que a psicanálise é um processo longo, que demanda alguns anos de trabalho.

Interessante destacar que quando ela foi criada, as análises costumavam demorar pouco tempo: cinco ou seis meses, no máximo.

Por que isso mudou?

Constatou-se ao longo do tempo que as melhoras dos pacientes analisados durante cinco ou seis meses não se sustentavam. Tão logo a vida trouxesse um novo dissabor, a pessoa adoecia novamente e os sintomas reapareciam. Havia uma espécie de mascaramento da melhora.

Tendência à repetição dos padrões infantis:

Ou seja, Freud descobriu com o tempo que seria preciso um longo período até que o psicanalista pudesse ajudar o paciente a vencer sua compulsão a repetir os padrões emocionais básicos que ele eligiu na infância para lidar com seus conflitos internos. O analista também precisa de tempo para compreender detalhadamente toda a história do estabelecimento da neurose do paciente ou, em casos mais graves (como costumamos receber hoje nos consultórios) para escrever uma memória psíquica do paciente, que nunca pôde se estabelecer a contento pelo excesso de traumatismos. E isso demanda tempo e muita paciência. Por isso uma análise é longa. 

O inconsciente é atemporal

Além disso, constata-se que para o inconsciente a problemática tempo não existe. Ele é atemporal. Por isso, o paciente continua a reagir da mesma maneira infantil à sua vida adulta. Porque o inconsciente não concebe a passagem de tempo.

O tempo hoje e a ética da psicanálise:

A relação do homem moderno com o tempo tem sido confusa. Na medida em que perdemos contato, pelo processo civilizatório, com a noção de ciclos da natureza, o homem perde o contato com o seu mundo interno e com seus próprios ciclos naturais. Para o homem contemporâneo, o tempo “escorre pelas mãos”.

A psicanálise caminha na contramão desse movimento. Sua ética é a do desejo, não do relógio. Por isso a noção de metas, de resultados, de respostas rápidas não combina com seu método. Nela, o que é priorizado é o tempo do sujeito do desejo, não o tempo do sujeito produtivo, fruto de um modo de subjetivação capitalista.

Quem define o percurso é o próprio sujeito:

Nessa outra ética, o analista se posicionará:

  1. Respeitando o desejo do sujeito (a análise dura até quando ele quiser caminhar)
  2. Respeitando o ritmo próprio do sujeito (o sujeito retira da análise aquilo que ele investe nela)
  3. Respeitando a premissa de que, na análise, cada membro do par deve se responsabilizar pelo seu próprio desejo

Se você se interessou pela psicanálise e quer vivenciar esta experiência, entre em contato com um psicanalista da sua cidade.

Agora se você está na região, estou à disposição para atendê-lo(a) em minha clínica de psicologia em Ribeirão Preto. Entre em contato e agende uma entrevista comigo. Conheça mais sobre o meu trabalho como psicanalista em Ribeirão Preto. 

Um comentário em “Quanto tempo dura uma psicanálise?”

  1. Vapt – vupt,procuramos fora uma resposta que está dentro, o mergulho no mundo maravilhoso da psicanálise e em nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.